segunda-feira, 15 de novembro de 2021

ANÁLISE DO CIRCUITO DA CENTRAL DO PORTÃO ELETRÔNICO

https://youtu.be/24wsWBjaaQo

 
https://youtu.be/X8mzh92Lpxw


https://youtu.be/emR_G_wFiBI



Nesta análise do circuito da central do portão eletrônico, verificamos como funciona cada um dos blocos que compõe toda a central. A analise é feita sobre o funcionamento de cada um dos componente que irão formar as configurações necessárias para o acionamento do motor, girando o motor em sentido horário e também no sentido anti-horário, bem como o controle de sua velocidade.




No esquema elétrico dividimos o circuito em vários blocos para facilitar a analise do circuito.

1º BLOCO consiste da entrada de sinal externo que aciona a central. É neste bloco que todo sinal externo, seja, vindo de uma botoeira ou de um sistema remoto (controle sem fio), que  recebe o pulso necessário para o sinal que é enviado para o estagio de sequenciamento que controla as funções do motor seja para ligar ou desligar.
também é feito um tratamento neste estágio para o sinal de entrado que é acionado por sistemas de laminas metálicas que produzem um ruido (BOUNCE). Este ruido pode provocar o acionamento errático do circuito. 
Neste tratamento utilizamos um delay que é formado pelo circuito mono-estável (555), que determina um tempo entre os acionamentos do sinal externo que é enviado para o circuito sequenciador.


2º BLOCO consiste no sensor fim de curso, cuja finalidade sera fazer a parada do motor enviando um sinal para o sequenciador que interpretará este comando e faz o motor parar.
Neste circuito também é feita o tratamento do efeito BOUNCE, com um delay, pois utiliza sensores do tipo laminas que podem causar ruídos.
A diferença entre este circuito e o circuito do 1º BLOCO, esta no arranjo circuital, pois os dois blocos consta da configuração mono-estável. Porem neste bloco quando o sensor fim de curso é acionado sera enviado apenas uma vez o sinal de comando para o sequenciador, e assim libera o caminho para que o 1º BLOCO possa enviar novos sinais para o sequenciador.


3º BLOCO consiste no sequenciador, este é responsável por enviar o sinal de controle para a PONTE H, que gerencia qual sera o sentido de rotação do motor, este bloco também responsável pela parada do motor, quando o sinal de comando é recebido em sua entrada de clock.


4º BLOCO consiste em demonstrar o funcionamento do arranjo astável, que fica sempre em uma frequência fixa. porém este circuito não consta do projeto da central do portão eletrônico.


5º BLOCO consiste no gerador PWM, que é o responsável por controlar a velocidade do motor, através do ajuste que é feito no potenciômetro, controla então a largura de pulso que é enviado através dos drivers de controle que é entregue a PONTE H.

Observe que todos os blocos foi acrescentado leds nas saídas, serve de indicação visual para verificar o funcionamento de cada um dos blocos, e saber qual é a função que cada saída desempenha no circuito.




No circuito de controle PONTE H, temos os seguintes estagios:


DRIVER PWM, responsável em entregar o sinal que é gerado pelo (555) gerador PWM e enviar para os transistores driver da ponte H


DRIVER PONTE H, estes transistores ao receberem o sinal PWM ,irão saturar e acionar o circuito da PONTE H , dependendo de qual foi o comando vindo do sequenciador para que o motor possa ser acionado pela PONTE H e assim de terminar se o giro será no sentido horário ou anti-horário, com o controle de velocidade. 


PONTE H, esta controla diretamente o MOTOR, sendo que os transistores que formam a PONTE H, são do tipo de média ou alta potência dependendo da corrente do MOTOR. Quando a PONTE H recebe o sinal proveniente do driver irá fazer o motor girar para um sentido ou para o outro conforme cada acionamento do circuito sequenciador.


O circuito de CONTROLE DO MOTOR AC COM SINAL DC, serve apenas para controlar motores que são ligados diretamente na rede elétrica 127/220V. O acionamento deste circuito é proveniente de um sinal DC, pois o opto acoplador faz a função de isolar a tensão DC da tensão AC.


ESQUEMA ELÉTRICO COMPLETO DA PLACA CENTRAL PORTÃO ELETRÔNICO







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